III CONFERÊNCIA REFORMADA
ARPAV/ Os Puritanos



A Lei de Deus:
Regra de Vida do Cristão

 

DATA

29 de junho a 02 de julho de 2000

LOCAL

Igreja Presbiteriana Central do Pará
Associação Reformada Palavra da Verdade

Tv. Enéas Pinheiro (Itororó), 1752 – Marco
66095-100 — Belém — Pará
Fone: 246-3293

APRESENTAÇÃO

A Igreja Presbiteriana Central do Pará, a Associação Reformada Palavra da Verdade e o Centro de Estudos John Knox têm a satisfação de convidá-lo(a) para participar da III Conferência Reformada da ARPAV, a ser realizada em Belém, nos dias 29-30 de junho e 01-02 de julho de 2000.

Para esta III Conferência Reformada da ARPAV, estamos organizando novamente em Belém, o Simpósio Os Puritanos, realizado há nove anos em São Paulo, com a presença de preletores reformados brasileiros e estrangeiros de reconhecida erudição e fidelidade à Palavra de Deus.

O Projeto Os Puritanos, além de realizar este simpósio anual, publica uma revista bimensal de circulação nacional e livros de autores reformados nacionais e estrangeiros, entre os quais: Cheios do Espírito; O Espírito Santo sob Ataque e Paulo, o Plantador de Igrejas (Augustus Nicodemus); Calvinismo: Spurgeon e o Evangelicalismo Moderno; As Antigas Doutrinas da Graça; Sola Scriptura: A Doutrina Reformada das Escrituras; e Reforma: Solução Divina para A Crise (Paulo Anglada);
A Confissão de Fé de Westminster Comentada (A.A. Hodge); e A Visão Puritana das Escrituras (Derek Thomas).

A ARPAV é uma instituição religiosa confessional reformada ligada à Igreja Presbiteriana Central do Pará. Além da realização dessas conferências reformadas, a ARPAV atua na área educacional, como entidade mantenedora do Centro de Estudos John Knox, e na divulgação de literatura reformada, por meio de uma pequena livraria localizada nas dependências da Igreja. Para maiores informações sobre as atividades da ARPAV, da Igreja Presbiteriana Central do Pará e do Centro de Estudos John Knox, consulte nossa home-page: www.geocities.com/arpav.

O propósito tanto do Projeto Os Puritanos e da ARPAV é a promoção do reino de Deus no nosso país, por meio do ensino da Palavra de Deus e divulgação da fé reformada


PRELETORES

A Terceira Conferência ARPAV/Os Puritanos contará com a participação de um preletor brasileiro e dois norte-americano. Todos eles reconhecidos pela erudição e fidelidade à Palavra de Deus e à fé reformada.


Joseph Pipa

É mestre em teologia pelo Seminário Teológico Reformado, doutor em teologia pelo
Seminário Teológico de Westminster, ex coordenador do curso de doutorado em ministério no Seminário Teológico de Westminster, e presidente do Seminário Teológico Presbiteriano de Greenville. É autor de O Dia do Senhor (no prelo – Editora Os Puritanos).

 


George Knight III

É professor de Novo Testamento, no Seminário Teológico Presbiteriano de Greenville. É bacharel e mestre em teologia pelo Seminário Teológico de Westminster e doutor em teologia pela Universidade Livre de Amsterdã. É Autor de O Relacionamento entre Homem e Mulher (sendo traduzido pela Editora Os Puritanos).

 


Josafá Vasconcelos

É pastor da Igreja Presbiteriana Memorial da Barra em Salvador, presidente do Presbitério da Bahia, mestrando em História da Igreja no Centro Presbiteriano de Pós Graduação Andrew Jumper, evangelista reformado, e autor dos livros O Outdoor de Deus e Nada se Acrescentará e de artigos publicados na revista Os Puritanos.

TEMAS DA CONFERÊNCIA

A fé reformada reconhece três usos ou ofícios da lei moral: 1) revelar a corrupção, conduzindo pecadores a Cristo (o uso elenchticus ou pedagogicus da lei, cf. Romanos 3:19,20; 5:20 e Galátas 3:24);
2) reprimir as manifestações do pecado, nos ímpios "por temor ou vergonha" (o uso politicus ou civilis da lei, cf. 1 Timóteo 1:8-11), e 3) ensinar ao crente a vontade de Deus, regulando sua vida e motivando-o a obediência (o uso didacticus ou normativus da lei; ver Salmo 1:2; 19:7; 119:105 e 1 João 5:3).

Este terceiro uso da lei, como a norma de vida do crente, é o assunto da terceira Conferência da ARPAV/Os Puritanos.

Nosso sincero desejo é a edificação dos ouvintes e a promoção do reino e da gloria de Deus.

PROGRAMA

Quinta feira à noite (dia 01)

19:00-20:15: A Lei e o Evangelho – George Knight

20:45-22:00: O Senhorio de Deus e da Palavra na Vida do Crente (1° e 3° Mandamentos) – Joseph Pipa

Sexta feira à noite (dia 02)

19:00-20:15: A Necessidade da Palavra para Responder a Deus (2° Mandamento) – Joseph Pipa

20:45-22:00: A Lei e a Justificação – George Knight

Sábado de manhã (dia 03)

09:00-10:15: A Lei e a Evangelização – George Knight

10:45-12:00: Servindo a Deus a Partir do Coração
(3° Mandamento) – Joseph Pipa

Sábado à noite (dia 03)

19:00-20:15: O Privilégio do Dia do Senhor
(4° Mandamento – Joseph Pipa

20:45-22:00: O Pacto e a Redenção – Robertson

Domingo (04)

09:00: Culto Solene – Pr. Josafá Vasconcelos

18:00: Culto Solene – Pr. Josafá Vasconcelos

 

INFORMAÇÕES GERAIS

1. Inscrição. Não será cobrada nenhuma taxa para participação. Os interessados precisam, entretanto, preencher o Formulário de Inscrição anexo e entregá-lo na Secretaria do Centro de Estudos John Knox (na Igreja Presbiteriana Central do Pará), ou enviar pelos Correios para o endereço indicado.

2. Vagas. O número de vagas é limitado (400) e elas serão preenchidas conforme a ordem de chegada das Fichas de Inscrição.

3. Hospedagem. Como o Simpósio é local, não temos previsão para hospedagem de participantes de fora da cidade. Entretanto, o Hotel Transbrasil oferece tarifa promocional para o período do Simpósio. Os interessados devem contactar diretamente o hotel (Kléos ou Leonor) pelo fone (091) 228-2500.

4. Livros. Haverá exposição e venda, com descontos, de literatura reformado-puritana no local.

5. Cantina. No intervalo entre as palestras serão oferecidos apenas cafezinho e água mineral. A cantina do Centro de Estudos John Knox, entretanto, estará aberta para venda de refrigerantes e lanches.

6. Crachás. Serão fornecidos aos que se inscreverem no Simpósio. Caso a pessoa inscrita não possa comparecer ao Simpósio ou a algum dia específico, poderá ceder seu crachá para que outra pessoa, não inscrita, venha em seu lugar. Incentivamos este procedimento, para que não haja desperdício de vagas.

7. Crianças. Como os assuntos que serão abordados durante a Conferência exigem um nível de maturidade não encontrado em crianças, não recomendamos a participação delas. Haverá, contudo, uma sala especial com televisão e ar refrigerado, onde crianças pequenas poderão ficar aos cuidados de suas mães.

INFORMAÇÕES E RESERVAS

Trav. Enéas Pinheiro, 1752 - Marco
Fone: 246-3293
arpav@geocities.com
www.geocities.com/arpav